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Também conhecido como manual da marca, um Manual de Identidade Visual é um documento que apresenta as regras e diretrizes de uso da comunicação visual de uma empresa. Ele fornece um guia prático para a aplicação correta da marca.
Esse manual funciona como um material de apoio, apresentando várias especificações e normas para a aplicação e uso da identidade visual. Vai além do nome ou escolha de cores, pois proporciona padronização para publicações, campanhas virtuais ou físicas, e até mesmo para a estrutura da empresa.
Quando uma empresa padroniza seus pontos de contato, o consumidor é capaz de reconhecê-la e criar memórias afetivas com a marca com mais facilidade.
Dentro do manual, existem informações técnicas, mas também abrange toda a base para a atuação da marca. Ou seja, o manual de identidade visual esclarece o que a empresa é e representa para o mercado. Além disso, também dita o tom que as abordagens de marketing e propaganda devem possuir.
Como exemplo prático, podemos citar a rede de cafeterias Starbucks, que estabelece e adota um manual de identidade visual. Através desse manual, os proprietários das franquias recebem informações completas sobre a identidade visual da marca. Isso garante que, independentemente de onde estejam, os consumidores saibam quem é a empresa e o que ela oferece.
O uso do manual da marca gera assimilação e confiabilidade!
Um manual de identidade visual é um documento técnico que garante a correta aplicação dos elementos visuais e da identidade da marca em todas as suas aplicações. Ele mantém a identidade consistente e coerente, criando conexões com todo o ecossistema envolvido.
Além disso, é muito mais fácil criar itens de auxílio e divulgação, como cartão de visita, cartazes ou posts, tendo um guia como ponto de partida. Até mesmo a fachada e a disposição interna das lojas são melhores executadas quando se segue um manual de identidade visual.
A importância do manual de identidade visual está em:
Engana-se quem pensa que somente grandes empresas precisam de um manual de identidade visual. A verdade é que até mesmo negócios de menor porte, sem filiais ou franquias, podem se beneficiar desse material.
É comum que, à medida em que uma marca cresce, seja necessário recorrer a terceiros para realizar a publicidade. Nesse momento, ter um manual de identidade visual é fundamental para evitar erros. Além disso, ele abre portas para explorar todo o potencial da marca.
Independente do tamanho da sua empresa, o manual de identidade visual é uma ferramenta vital para o bom andamento do projeto.
Um bom manual de identidade visual deve ser detalhado e possuir esclarecimento dos mais diversos elementos e instruções de uso.
Dentre os itens que podem ser incluídos ou eliminados de acordo com a complexidade, destacam-se:
Mais do que um logo e um slogan, uma marca é formada por seus valores e a forma como se porta perante o público. O manual de identidade visual direciona a maneira correta de se apresentar, incluindo o tom de voz e os valores. Explicita a identidade, os valores e o posicionamento de mercado, além de ditar o tom das abordagens de marketing e propaganda.
O logotipo é um dos elementos mais importantes para a identificação da marca pelo consumidor. No manual da marca, deve ser descrito com total precisão. É necessário apresentar o conceito e o sentido usado em sua criação, especificando os elementos e detalhando variações de uso e dimensões. Devem ser abordadas questões como posicionamento de frases ou imagens em relação ao logo e a possibilidade de uso apenas da logo ou tipografia.
As cores escolhidas para a identidade visual devem ser especificadas no manual. É importante informar as tonalidades das cores utilizando os sistemas de cores RGB, Pantone e CMYK. Caso a marca adote cores de apoio, seu número base também deve ser informado. Além disso, podem ser incluídas informações sobre cores proibidas ou a serem evitadas.
A escolha das fontes utilizadas pela marca também deve ser especificada. Além do nome da marca, é comum indicar a tipografia para outros tipos de texto. O manual deve informar as fontes que devem estar presentes nos materiais, incluindo possíveis alterações como negrito, tamanho, espaçamento entre letras e ocasiões de uso.
Essas especificações são utilizadas em manuais de identidade visual mais completos. Podem abordar o estilo fotográfico que a marca pode seguir em sua comunicação, considerando estilo e abordagem. Também podem especificar o uso de fotografias de banco de imagens, a necessidade de criar material original e a possibilidade de uso de imagens animadas.
Esses são alguns dos itens que podem compor um manual de identidade visual, mas podem variar de acordo com a complexidade e tamanho da empresa.
Agora que você já sabe tudo o que pode ser incluído em um manual de identidade visual, vamos falar sobre como criá-lo.
O processo de criação de um manual de marca pode variar de empresa para empresa. Normalmente, quem desenvolve esse material é o designer, com base em sua criação e nas informações coletadas durante o briefing.
Para criar um manual de identidade visual, siga as seguintes dicas:
Seguindo essas dicas, você estará preparado para criar um manual de identidade visual eficiente e completo para sua marca.
Um manual de identidade visual é essencial para que uma marca se comunique de forma consistente e coerente, transmitindo seus valores e propósito de maneira clara. Ele fornece diretrizes e padroniza a aplicação correta dos elementos visuais da marca, garantindo que ela seja reconhecida e lembrada pelo público.
Independentemente do tamanho da empresa, um manual de identidade visual é uma ferramenta vital para manter a consistência da marca e garantir uma comunicação eficaz. Com ele, é possível economizar tempo e dinheiro, além de criar uma conexão mais forte com o público-alvo.
Portanto, se você deseja ter uma identidade visual forte e impactante, não deixe de criar um manual de identidade visual completo e bem estruturado. Com ele, sua marca estará pronta para se destacar no mercado.
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