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Brigar por um orçamento de marketing é, muitas vezes, uma grande dificuldade para os gerentes dessa área nas empresas. O fato é que muitos CEOs ainda não se deram conta da importância de realizar essa tarefa de forma estratégica, encarando apenas como um centro de custo.
O marketing digital veio para mudar essa realidade. Suas ações geram resultados mais rapidamente e com custo relativamente menor do que o marketing tradicional. Muitos já perceberam o potencial dessa modalidade e a enxergam como um centro de receita, uma máquina de geração de clientes junto com o time de vendas.
E não é para menos: o marketing digital oferece indicadores que comprovam os resultados! Por meio de métricas e indicadores, como o ROI, ele demonstra se há retorno sobre o investimento ou não.
Neste post, vamos falar como os gerentes de marketing podem definir orçamentos e garantir a aprovação de suas diretorias. Para isso, é preciso seguir os quatro passos que detalhamos abaixo. Confira!
O primeiro passo para definir um orçamento de marketing digital é analisar o histórico do crescimento de vendas da empresa em períodos anteriores. Com base nessas informações, fica mais fácil de projetar metas que precisarão ser cumpridas no próximo período.
Claro que diversas variações acontecem de um ano para outro, como mudanças no cenário econômico e de mercado, podendo interferir no poder de compra do consumidor. O próprio feeling de gestão pode sofrer alterações, mas, seguindo um histórico, é difícil de criar um orçamento que fuja da realidade.
Com base em resultados anteriores e previsão de mercado, você precisa criar metas de vendas antes de pensar em investimentos no marketing digital. Assim, com metas reais, você consegue demonstrar à direção que tem consciência daquilo que está dizendo, e que as metas são embasadas em circunstâncias que demonstram o atual momento da empresa.
Dividimos o segundo passo em três etapas que vão facilitar bastante o seu trabalho. Vamos lá!
Para que você identifique quanto dinheiro pode ser investido em estratégias de marketing digital, é necessário primeiro descobrir a margem de cada produto ou serviço que é comercializado pela sua empresa.
Aqui, você vai estimar qual é a receita média que a organização tem por venda realizada. No caso do modelo de negócio ser por meio de assinatura, é recomendado ainda que se tenha uma estimativa da quantidade de tempo que cada cliente fica na empresa, o que chamamos de lifetime value ou LTV.
Dado o passo anterior, é hora de descobrir qual é a média de valor que a empresa gasta para entregar ao cliente o que foi prometido a ele no processo de venda. Para isso, você deve somar todos os valores no processo, exceto as verbas de marketing.
Entra nessa conta, por exemplo, o valor gasto para compra da matéria-prima, pagamentos dos funcionários, transporte, etc. O número resultado dessa soma deve ser dividido pela quantidade de vendas, o que vai gerar uma estimativa de quanto se gasta para entregar cada uma delas.
Após fazer o cálculo que explicamos acima, você saberá qual é o valor de margem que a empresa recebe por venda. Busque compreender quanto desse valor pode ser investido em estratégias de marketing digital.
A premissa nessa última etapa é bastante simples: se você quer aumentar a quantidade de vendas, precisa investir mais dinheiro nas ações de marketing. Porém, se pensa que já vende o suficiente, deve apenas manter o valor que já investe normalmente.
Também é importante levar em consideração as prioridades da empresa. Se você trabalha para uma indústria que está com maquinário obsoleto, por exemplo, talvez para a direção seja mais interessante investir na renovação dos equipamentos do que em marketing.
O terceiro passo para determinar o orçamento de marketing digital também é bastante simples. Para executá-lo, basta multiplicar a quantidade de vendas que você deseja fazer no próximo período, pelo valor que pode investir em cada venda.
O resultado desse cálculo é o seu orçamento para marketing digital, que deve ser apresentado para a empresa.
Nem sempre o investimento em marketing digital deve ser um reflexo direto das vendas da empresa. Em certas situações, como em organizações que ainda não têm um site, é preciso fazer um investimento maior para a criação dessa plataforma, que é fundamental para a realização das estratégias de marketing.
Nesses casos, deve-se determinar um nível de flexibilidade de datas, de modo que o gerente de marketing possa ter uma espécie de cronograma com as datas que necessita fazer os seus investimentos. Assim, vai poder antecipar valores para estruturar as suas estratégias.
Cabe ao gerente de marketing desenvolver um orçamento completo para apresentar à diretoria da empresa. Portanto, ao desempenhar essa função, é necessário se munir de dados e informações que justifiquem os valores que você está sugerindo, pois somente assim poderá obter uma verba adequada para as campanhas.
É indicado fazer uma analogia a uma locomotiva para explicar aos empresários o real papel do marketing digital. Mostre como ele é capaz de conduzir o trem e puxar as demais áreas da empresa. Por isso, o ideal é estruturar primeiro uma estratégia adequada de divulgação para, depois, contratar um time de vendas numeroso, por exemplo.
E então, conseguiu entender como definir um orçamento de marketing digital para o seu negócio? Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil e que, com base nos quatro passos que listamos, você obtenha êxito para ter à disposição uma verba adequada para desenvolver o seu trabalho.
Agora, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Desse modo, você dissemina a informação e os seus colegas que atuam na área também saberão sobre a importância de definir um orçamento de marketing corretamente.
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